-
Arquitetos: Plan:b arquitectos
- Área: 31 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Argos, Inmunizadora Serye, Vidrios Andino
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi encomendado pela Associação Civil TAGMA, dedicada ao desenvolvimento de projetos educacionais, participativos e sustentáveis na América Latina. Atualmente, eles construíram uma rede de nove salas de aula ambientais em vários países da região: Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, etc. Para realizar estes edifícios educacionais de pequeno formato, a associação busca aliados nas regiões: municípios, instituições públicas de ensino, empresas privadas, comunidades e equipes de arquitetos locais. Após um processo de projeto participativo com várias equipes técnicas e comunidades, eles realizam a fase de construção como um evento educacional com estudantes de arquitetura e construção, além de vários participantes guiados por uma equipe internacional de professores que viajam ao local; finalmente, eles acompanham e assessoram sobre futuras atividades acadêmicas.
No caso da Sala de aula ambiental na Colômbia, nosso escritório de arquitetura esteve envolvido desde a fase inicial na seleção do município e da instituição educacional escolhida para construir o projeto. O local do projeto foi o Instituto Educativo El Rincón, no município de San Jerônimo, Antioquia, a uma hora de Medellín. A escola existente apresentava dois edifícios longos e paralelos articulados por um pátio, e um espaço aberto disponível para a nova sala de aula. Propusemos que a nova construção continuasse esta trama de barras paralelas separadas por pátios e jardins. A área disponível estava conectada a um caminho de pedestres, ao bairro vizinho e era cercada por árvores nativas. O projeto consiste em uma sala de aula flexível para aulas, treinamentos e reuniões; um banheiro externo, um tanque que coleta a água da chuva do telhado do edifício vizinho, um quiosque para reuniões - projetado e construído pelo Tagma -, hortas e paisagismo. Para a sala de aula propusemos uma estrutura com uma seção triangular de madeira imunizada, resistente e de baixa manutenção; fechamentos em tijolo de argila, madeira e guadua; fachadas em vidro temperado que foi doado; e, por fim, um espesso teto de palma. Esta construção, com ventilação cruzada e orientação sul-norte, suporta seis painéis solares conectados em série, que geram energia suficiente para seu funcionamento.
O banheiro e o tanque - construídos com tijolos de barro, garrafas recicladas, madeira, guadua e telhas metálicas - funcionam como um sistema autônomo de água no qual a água preta vai para um biodigestor e depois para uma célula botânica, e a água cinza passa por filtros e vai para uma segunda célula botânica. Esses sistemas são complementados por hortas, silos de compostagem, um hotel para insetos e um cuidadoso tratamento de resíduos. O programa deste pequeno edifício é de educação ambiental teórica e prática. Portanto, suas múltiplas estratégias sustentáveis são articuladas, visíveis e estão inseridas na experiência educacional.